Pular para o conteúdo principal

Como evitar entupimentos

Evitar entupimentos é bastante fácil se você aderir a algumas práticas simples — e abandonar outras. Trata-se de um pequeno esforço de prevenção que pode poupá-lo de muitas dores de cabeça, incômodos com manutenção e prejuízo no futuro. De quebra, algumas dessas medidas contribuem até para o meio ambiente.


Como evitar entupir encanamentos


Como evitar entupimentos na cozinha

Antes de utilizar a pia da cozinha, seja para cozinhar ou lavar louça, não se esqueça de colocar um objeto que impeça a passagem de resíduos pelo ralo, como restos de comida e pó de café, por exemplo. A melhor opção é um protetor de ralo de pia, facilmente encontrado em mercados e lojas de material de construção.

Pensando no meio ambiente, também evite descartar óleo de cozinha na pia. Um litro do produto polui até 20 mil litros de água! A melhor opção é guardar o óleo e entregá-lo para cooperativas de reciclagem (sim, ele é reciclável!). Se preferir, você pode usá-lo até para produzir sabão caseiro.


Como evitar entupimentos no banheiro

No banheiro, as opções de entupimento são maiores. Na pia, evite o acúmulo de fios de cabelo, restos de sabonete e até mesmo muco, se você costuma cuspir na pia. No box, faça uma limpeza periódica no ralo para evitar o acúmulo de cabelos. No vaso sanitário, não jogue fio dental, cotonetes e, principalmente, preservativos, absorventes e fraldas descartáveis. A dúvida maior fica em torno do papel higiênico: é melhor jogar o papel no vaso ou na lixeira? Depende. Se o esgoto do seu bairro for mandado para uma estação de tratamento, o indicado é jogar no vaso sanitário. Caso contrário, se o esgoto doméstico é direcionado para uma fossa séptica, o indicado é jogar o papel no lixo.


•••

Medidas semelhantes valem para a lavanderia, área de serviço e ralos externos. O procedimento básico é: evite que resíduos se acumulem nos ralos.

Além disso, realize uma limpeza periódica do sifão, tanto do box do banheiro quanto das pias, pois esse é o ponto onde o entupimento costuma ter início.



Com essas medidas básicas, é bem provável que você consiga evitar entupimentos e, assim, economize um bom dinheiro. Afinal, como dissemos no artigo "desentupidora - quanto custa", contratar os serviços de uma desentupidora pode custar alguns milhares de reais!

Comentários

  1. Great blog. All posts have something to learn. Your work is very good and i appreciate you and hopping for some more informative posts. Desentupidora de Caixa de Esgoto

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como desentupir vaso sanitário com Diabo Verde

Antes de utilizar o Diabo Verde, você deve conferir alguns cuidados ao usar produtos químicos para desentupir privadas . O Diabo Verde é um produto que leva soda cáustica na sua composição, e serve justamente para o desentupimento de privadas , pias, ralos e esgotos. No caso do vaso sanitário, basta despejar o conteúdo (1 litro) e esperar 6 horas (pois é, tem que esperar fazer efeito). Mas se você tem pressa, pode tentar um método alternativo (mais rápido, mas nem sempre eficaz): dilua o Diabo Verde em uma proporção de uma tampinha para cada 3 litros de água fervendo e despeje no vaso sanitário até que ele esteja desentupido. Observação: Diabo Verde é uma marca de produtos de limpeza. Além do desentupidor de privadas, também existe o limpa-fornos, entre outros. Preste atenção na hora da compra para não levar o produto errado.

Como desentupir vaso sanitário - método INFALÍVEL

Já ensinamos como desentupir privada com Diabo Verde , desentupir vaso sanitário com soda cáustica , com desentupidor , com Coca-Cola e até subindo em cima do vaso sanitário . No entanto, nenhum desses métodos se compara ao que você vai ver abaixo. Uma empresa da Coreia do Sul desenvolveu o Pongtu , um adesivo que pode ser acoplado à louça do vaso e auxilia na descarga pois impede que o ar saia de dentro do vaso sanitário. Esse ar, então, empurra todo o conteúdo da privada encanamento abaixo, realizando um desentupimento 100% eficiente . Se ficou em dúvidas a respeito do funcionamento do Pongtu, o método infalível para desentupir privadas , é só conferir o vídeo a seguir: Ao que tudo indica, o produto ainda não está a venda no Brasil. Assim, já que a solução milagrosa não está ao nosso alcance, é bom ir aprendendo como evitar desentupimentos .

Desentupidora - Quanto Custa?

O preço dos serviços de uma desentupidora pode variar bastante, de acordo com inúmeras condições: • localidade: em cidades onde o custo de vida é maior, como São Paulo, por exemplo, o preço tende a ser maior. No entanto, também no caso de São paulo, como a demanda por serviços de desentupimento é grande e a concorrência é mais acirrada, é possível encontrar preços menores; • tipo do serviço prestado: desentupidoras realizam diversos tipos de serviço, dentre os quais é possível citar desentupimento de fossas, encanamentos e coleta de resíduos, sendo que, para tipo de serviço, diferentes preços são praticados. O preço do desentupimento geralmente é calculado por metro linear de encanamento onde o serviço é realizado. Como dito, o valor pode variar bastante, tanto é que o custo do desentupimento por metro pode variar entre R$ 100 e até mais de R$ 1.000 ! Isso mesmo, mais de mil reais por metro! Sendo assim, não são raros os casos em que um serviço de desentupimento pode custar